top of page

O que é a Frota Estelar de Araranguá?

 

     A Frota Estelar de Araranguá (FEA) é um projeto  vinculado ao curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá. O objetivo do projeto é utilizar a série "Jornada nas Estrelas" no ensino de ciências e de física para proporcionar debates sobre conceitos científicos e de natureza da ciência presentes nos episódios.

     Como colocar em prática tal abordagem? A proposta é criar um ambiente onde a aprendizagem significativa possa ocorrer: a primeira condição é a pré-disposição em aprender e a segunda, a utilização de material potencialmente significativo. Jornada nas Estrelas faz o papel de organizador prévio quando apresentado antes do material potencialmente significativo para desempenhar o papel de ponte cognitiva, mas também com a intenção de despertar a pré-disposição em aprender. 

A metodologia consiste nas seguintes estratégias:

 

1. Planejamento e elaboração do material potencialmente significativo: foram elaborados nove textos, apresentações em slides para cada assunto e seis Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. 

2. Apresentação de episódios de Jornada nas Estrelas: é a primeira etapa, realizada antes da discussão.

3. Discussão de conceitos científicos abordados em cada episódio: foram escolhidos quatro episódios, sendo um episódio por encontro. 

4. Exploração de textos escritos especialmente para o projeto que abordam natureza da ciência e conceitos científicos: para a discussão foram criados textos sobre os conteúdos científicos e sobre natureza da ciência que aparecem na série e são aplicados no conteúdo dos encontros

EPISÓDIOS:

O Senhor de Gothos: é possível realizar um debate sobre a história da Teoria da Relatividade com concepções de natureza da ciência, como por exemplo, o cientista Spock e a relação com os cientistas da vida real, conceitos de espaço-tempo, força gravitacional e eclipses. É possível discutir a relação entre tempo e distância, o conceito de ano-luz, a velocidade da luz, a história e natureza da luz destacando as hipóteses de Newton e Huygens, espectro eletromagnético, reflexão e refração.

Amanhã é Ontem: aborda-se espaços curvos e buracos negros. Foram introduzidas duas forças fundamentais da natureza: a força gravitacional e a eletromagnética. O debate sobre os conceitos de história da ciência envolvidos são a visão imprecisa de um cientista que é visto como racional e lógico, utilizando o exemplo de Stephen Hawking e seus erros assumidos por ele próprio cometidos em relação às hipóteses sobre os buracos negros. A ideia de que tudo em ciência é provisório e novas teorias em relação aos buracos negros estão sendo desenvolvidas.

Tempo de Nudez: discussão sobre o que possibilita à nave atingir velocidades superiores à da luz (velocidades de dobra), ou seja, o combustível do par matéria/antimatéria juntamente com a natureza atômica da matéria. É também abordado o fato de a antimatéria ser alvo de pesquisas, principalmente no CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), exemplos em que o CERN aparece na mídia, como no livro Anjos e Demônios de Dan Brown e no filme que recebe o mesmo nome. Sobre natureza da ciência, é feito um debate sobre as possibilidades da tecnologia de Jornada nas Estrelas virar realidade com base nas limitações da física atual.

Reflexo no Espelho: nesse episódio a discussão sobre conceitos científicos envolve o teletransporte e sua popularidade na cultura, utilizando conceitos como os quatro tipos de forças fundamentais na natureza, velocidade da luz e natureza atômica da matéria. Sobre natureza da ciência é feito um debate sobre as possibilidades da tecnologia de Jornada nas Estrelas virar realidade com base nas limitações da física atual. Resgatando-se alguns conceitos de natureza da ciência abordados nos encontros anteriores como a história da Teoria da Relatividade e a concepção de cientista na mídia.

bottom of page