top of page

      A Academia da Frota Estelar treina e forma oficiais. O lema da Academia é "Ex astris, scientia" que significa "Das estrelas vem o conhecimento". A Academia prepara o indivíduo para as árduas viagens interestelares, com cursos preparatórios e constantes testes de eficiência. Para isso dispõe de amplas instalações de pesquisa e ensino, que visam facilitar a integração do aluno (cadete) com a sua futura vida de membro da tripulação de uma nave estelar.

        Os uniformes são divididos em três cores - vermelho, azul e dourado - em que vermelho é para engenharia e comunicações, azul é para ciência e medicina, dourado é para comando e navegação.

         Jornada nas Estrelas (Star Trek) é uma franquia de ficção científica composta por séries de TV, filmes para cinema, livros, histórias em quadrinhos, videogames, entre outros. Tudo começou na década de 1960 com uma série para a TV norte-americana, com duração de 50 minutos por episódio. A história se resume em personagens humanos que compõem a tripulação de uma nave espacial (a Enterprise) do planeta Terra do século 23, cujo objetivo é viajar para mundos similares ao nosso através de uma missão de exploração científica, cuja duração é de 5 anos.

       Jornada nas Estrelas nos mostra um mundo do futuro, cheio de virtudes, onde a maior preocupação é encontrar novas civilizações e descobrir novos mundos, com o slogan “audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve”.  

O que é Jornada nas Estrelas? 

   A Terra e outros planetas fazem parte de uma Federação: a Federação Unida de Planetas, onde o acordo para união ocorre de forma gradual, iniciado pela integração e cooperação mútua comercial, cultural, diplomática e defensiva. Desta forma, a Federação foi crescendo até chegar aos 200 membros, que podem ser países, planetas, sistemas estelares ou impérios.

O Universo de Star Trek é centrado na Via Láctea, na qual é dividida em 4 quadrantes: alfa, beta, gama e delta. A Terra está situada no quadrante alfa. A Federação Unida de Planetas foi fundada em 2161 após a guerra Terra-Romulus por cinco raças: Terráqueos, Alfa Centaurianos, Vulcanos, Tellarites e Andorianos – para o benefício mútuo e auto proteção.

Andoriano

Tellarite

Vulcano

As principais ameaças militares à Federação são o Império Klingon e o Império Romulano, dominado pela raça klingon do planeta Kronos e a raça romulana dos planetas Romulus e Remus, respectivamente. No espaço, há a localização da Zona Neutra em acordo à Federação e ao Império Klingon e Romulano, dividindo os lados para que nenhuma das instituições a atravesse, ou seja, é uma espécie de barreira, vigiada por bases estelares na região. 

Klingons

Romulanos

A zona neutra:

bottom of page